terça-feira, 2 de junho de 2009

Regras Bozó

Postado por: Pedro Rodrigues da Rocha
Contribuição: Clovis

bozoRegras:Cada jogador (dupla) tem 3 (três) arremessos No primeiro arremesso obrigatoriamente o jogador (dupla) tem que fazer com os 5 (cinco) dados. No segundo arremesso o jogador (dupla), pode colocar quantos dados quiser dentro do copo e arremessar (de 1 a cinco dados), ou mesmo desistir de arremessar os dados somando os pontos do primeiro lance. Após os arremessos ele deverá escolher qual quadro deve prencher. Se não der para ele escolher nenhum quadro ele deve escolher um quadro e deverá fazer um “X” cruzando todo o quadro anulando este. Exemplo: Após os lances surgiram os dados 1-1-1-1-5. Se o quadro de 1 já estiver prenchido e o quadro de QUADRA também, ele não poderá utilizar esta jogada, e para isso ele deverá escolher um outro quadro no seu esquema, que não foi usado ainda, e cancelar ( por exemplo quadro 2 – se este estiver vazio obrigatoriamente). Não existe sequência para prencher o esquema. O jogador pode escolher após os arremessos qual deve ser o quadro a preencher. Exemplo: Se após o jogador (dupla) fizer todos os seus arremessos ele tiver uma quadra de sena (6-6-6-6-1), ele poderá escolher entre quadra ou preencher o quadro da sena com 24 pontos. IntençãoFazer o General: Acaba o Jogo. Aquele que faz o general é campeão independente de qualquer resultado. Contabilizar o maior número de pontos nas 9 rodadas. Para isso o jogador tem 9 rodadas, com 3 (três) arremessos cada jogadaO jogador pode ao lançar os dados, para incrementar, pedir os numeros de baixo. Por exemplo: Se cair 1-1-1-1-2 e o jogador (dupla) pedir "embaixo" os números considerados serão 6-6-6-6-5 (a soma dos lados opostos de um dado é 7).. Como jogar?Nesse jogo são usados cinco dados, um copo apropriado feito de couro e um papel qualquer para marcar a pontuação.Para começar é preciso ter no mínimo dois jogadores e sortear “a pedra maior”; quem tirar o maior numero no dado começa o jogo. Cada jogador tem direito a três jogadas.

20 comentários:

  1. Quando alguém faz o general de boca, mesmo após ele ter "riscado" o general, ele ganha o jogo?
    Obrigado,
    Fábio Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, independente de haver "torado" o general, havendo o general de boca o jogo acaba imediatamente. Mas acredito que dependa das pessoas que jogam, aqui em Cuiabá-MT jogamos dessa maneira, general de boca acaba a partida, pois não há pontuação atribuida nesse sentido.

      Excluir
    2. Sou de Cuiabá tbm e aonde jogo se torar general n vale nem o de boca. Tenho duvida somente p.desempatar e se a pessoa precisar se quadrada apenas e fizer general. Acho q tora ne pq quadrada são 4 iguais uma diferente.

      Excluir
  2. Se o jogador estiver tentando o general e na sequência saiu : 3-3-3-3-6; posso torar (marcar X no general) e não marcar o 6 de Sena.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas opções estão corretas Buga, você pode torar o general ou qualquer outra opção, mais também poderá marcar qualquer pontuação que desejar, ou seja, ou você tora para não marcar baixo número de pontos ou marca o ponto de sua preferência, depende da situação de sua partida.

      Excluir
  3. A jogada de “boca” só vale na primeira mão? Ou vale em qualquer uma das 3 jogadas desde que recolha todos os dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai gostaria da resposta?? Joguei a primeira vez saiu nada joguei todas peças no copo e joguei de novo saiu todas iguais isso é general de boca?

      Excluir
    2. Qualquer uma das tres jogadas.

      Excluir
  4. Quando um da dupla faz QUADRA de boca o outro jogador pode jogar para tentar fazer uma pontuação melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acredito que o outro jogador pode tentar sim pois sao dupla ne mais seria bom o inventor do jogo explicar a regra certinho pois como vc au invés de marcas tipo 6 de sena vc torar o general eu acredito que teria que iliminar a chance da mesma pessoa fazer de boca pois ai obrigaria ele a marcar qualquer ponto pra nao torar o general pela logica do jogo e isto ai no meu ver o jogador torou o general ja era

      Excluir
  5. Quando precisar da quadrada e fizer o general na segunda jogada, e tiver torado o general o que fazer, tiro um pedra e marco quadrada ou perco porque fiz o general

    ResponderExcluir
  6. Quando fizer general de boca aí acaba a partida do jogo, sendo que não completou tudo os jogos?

    ResponderExcluir
  7. A mesma pergunta do colega .ja torei o general ,ai jogo a primeira batida vem duas pedras iguais .jogo a segunda vem mais três pedras iguais posso marcar quadrada.

    ResponderExcluir
  8. Se eu tiver general...fizer uma quadrada de trinca e jogar mais uma vez e não vir mais um nunero 3... eu perco a quadrada que já fiz?

    ResponderExcluir
  9. Eu posso torar os pontos que eu já fiz, ou só os que ainda não fiz?

    ResponderExcluir